São quatro as possibilidades de financiamento imobiliário, através da Caixa Econômica Federal

  • Financiamento para compra de imóvel novo ou usado: este crédito habitacional pode ser pago em até 35 anos. A parcela do financiamento pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta e é possível utilizar o seu FGTS como parte do pagamento.
  • Financiamento para construção ou reforma: nesta modalidade, o interessado pode financiar a construção da casa em terreno próprio, financiar a compra do terreno + construção, ou simplesmente a reforma de uma residência.
  • Habitação popular: crédito direcionado a famílias de baixa renda, nas modalidades de aquisição da casa própria ou reforma de imóvel, tanto na área urbana, quanto na área rural.
  • Financiamento para imóvel comercial: possibilidade de crédito para aquisição de imóvel rural (novo, usado ou na planta) destinado à exploração econômica, também para construção, reforma ou ampliação, além da aquisição do terreno e, ainda, linhas de crédito para empreendimentos imobiliários.

O crédito habitacional da CAIXA é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH e tem como garantia a alienação fiduciária (ou seja, o imóvel é a própria garantia do empréstimo).

É possível utilizar o FGTS para amortizar e pagar parte das prestações na modalidade Construção. Para operações de Reforma é permitido o uso do recurso para amortização, liquidação e/ou pagamento de parte do valor da prestação. Uma das condições é que o trabalhador tenha pelo menos 3 anos de carteira assinada.

Saiba mais em:

https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/paginas/default.aspx