Com área total de 2.004,003 km², e população atual de mais de 500 mil habitantes, a Região dos Lagos fluminense compreende os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, situados a leste da capital.
É considerada uma das mais belas e produtivas regiões do Rio de Janeiro, sobretudo quando se fala em turismo, produção de pescado e de sal.
A cidade de Cabo Frio é considerada a mais rica da região dos lagos. A descoberta de seu território é atribuída ao navegador Américo Vespúcio, que, por volta do ano de 1503, teria aportado no local que denominou Praia do Cabo da Rama. Ao tomar posse da terra recém descoberta, Américo Vespúcio fez edificar na localidade uma casa de barro, coberta de palha, nela deixando 24 homens, com a finalidade de guarnecer o seu litoral. É uma das mais antigas localidades brasileiras, podendo ser considerada como o marco inicial da história do devassamento da província fluminense.
Cabo Frio foi palco de lutas sangrentas entre portugueses e aventureiros de outras nações que ali iam com o fim de contrabandear madeira nessa região. Os invasores franceses chegaram a se instalar nas terras de Cabo Frio, construindo um forte, o São Mateus. A expulsão destes aventureiros coube ao português Constantino Menelau que, em 1615, ajudado por Mem de Sá, Salvador de Sá e o índio Araribóia, após várias guerrilhas, assegurou a vitória para Portugal.