Os índices econômicos são indicadores a refletir o estado da economia de um país e eles podem ser vários, de acordo com o nicho que estão representando.

IGP-M

O IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), indicador comumente utilizado para correções de aluguel, é um desdobramento do IGP (Índice Geral de Preços), e seu principal objetivo é medir a inflação do país. Isso porque esse índice é gerado pela variação de preço de matérias-primas até serviços e produtos acabados. Portanto, ele é considerado um indicador de macroeconomia. Sua taxa é calculada e divulgada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas.

IPCA

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) também é considerado um medidor da inflação.

As principais diferenças entre o IGP-M e o IPCA são a cobertura (o IPCA cobre apenas os preços ao consumidor, enquanto o IGP-M cobre também preços no atacado e os custos de construção) e a fonte da informação (o IPCA é monitorado pelo IBGE, instituto oficial de estatística do governo, enquanto o IGP-M é calculado por uma instituição privada, a FGV).

Fonte: Blog BTG Pactual Digital

INCC

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) é outro indicador particularmente importante no mercado imobiliário. Isso porque ele reflete a economia no mercado da construção civil.

A FGV realiza todo mês uma pesquisa em sete capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro) para fazer o levantamento da alteração dos preços de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra. Ao aplicar a correção do INCC nas parcelas financiadas pelos compradores, as construtoras, na prática, repassam aos consumidores as alterações nos preços que elas próprias têm que pagar para custear a construção do imóvel.

Fonte: Estadão Imóveis

O INCC também é um índice calculado e divulgado mensalmente pela FGV, até o décimo quinto dia do mês.